NUNCA PENSARIA PODER GOSTAR DE SAPATOS VERMELHOS COM BOLAS BRANCAS. NO ENTANTO OS ENQUADRAMENTOS E PERPECTIVAS CONDUZEM-NOS MUITAS VEZES À PERCEPÇÃO DOS OBJECTOS DE UMA OUTRA FORMA DE ACORDO COM OS CONTEXTOS, TEXTURAS ENQUADRAMENTOS. OS GOSTOS APURAM-SE E TUDO É SENTIDO DE FORMA DIFERENTE, SENDO CONTUDO DIFÍCIL DEFINIR O CONCEITO DE "BELO". OLHARES... SENTIRES... QUE DEPENDEM DE INÚMEROS FACTORES... E PROPORCIONAM UMA VIAGEM ENTRE O "GOSTO" E O "BELO"...
Tanto a teoria do belo como a teoria do gosto dirigem os interesses de forma particular para as obras de arte. Para além do problema de saber o que é o belo, um dos problemas colocados pela teoria do belo foi o da distinção entre o belo natural e o belo artístico. No mesmo sentido também os defensores da teoria do gosto procuraram compreender porque é que a arte está na origem de grande parte dos nossos juízos de gosto.
A teoria do belo e a teoria do gosto não conseguem dar conta de muitos dos problemas que se colocam com o conceito de arte. É o caso das obras de arte que dificilmente podemos considerar belas e daquelas de que não gostamos mas não podemos deixar de considerar obras de arte.
O desenvolvimento da arte consegue levantar problemas acerca dos conceitos de belo e de gosto que estes não conseguem levantar acerca da arte. Isso torna-se evidente quando, por exemplo, os gostos e a própria noção de belo se podem modificar à medida que contactamos com diferentes obras de arte (a ideia de que a arte educa os gostos e influencia a nossa própria noção de belo).
Não acredito no belo visto... só acredito no belo sentido.
ResponderEliminarHá uma grande diferença entre ver o belo e sentir o belo.
Só meu sentimento é que consegue ver beleza nas coisas...
o belo artistico está aí pra comprovar isso..que antes de ver melhor é sentir.
Beijos de quem começa a sentir beleza em ti, neste mundo que pouco ainda conheço mas que quero ainda mais conhecer.
Erikah
Obrigada ErikaH.. espero que venhas e sintas sempre o que os teus sentidos conseguirem captar através das imagens e das palavras.. como são gratificantes estas sinconicidades...com que a vida nos presenteia.
ResponderEliminarBeijos